Vidas secas- Graciliano Ramos
Esse livro conta a história de Fabiano e sua família, que saem do nordeste para fugir da seca do sertão. Ele sai com sua mulher (Sinha Vitória), seus dois filhos e sua cadela Baleia. Fabiano sonha em ter uma cama de ouro, como a de Tomás de Bolandeira.
Depois de dias caminhando, a família finalmente encontra uma fazenda, que está abandonada, onde eles acabam ficando. Mas, depois de certo tempo, aparece o dono da fazenda, e ele contrata Fabiano como seu vaqueiro.
Fabiano vai a venda para fazer umas compras e acaba bebendo demais. Fabiano joga cartas com um homem que ele chama de "Soldado Amarelo", mas eles acabam não se entendendo e Fabiano é preso.
A cadela Baleia, que Fabiano tanto gosta, fica doente. Ela não apresenta características de se recuperar, então Fabiano se obriga a sacrificá-la.
Um dia em que Fabiano estava voltando da venda, ele encontrou o Soldado Amarelo que havia lhe maltratado, ele estava perdido no mato. Fabiano pensa em matar o soldado, mas não tem coragem para isso, e acaba ajudando o soldado a voltar para a cidade.
Outra seca atinge a fazenda, e Fabiano e sua família tem que sair novamente, a procura de um lugar melhor para viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário