Autor:Bernardo Guimarães
Isaura é uma jovem uma bela escrava de pele branca, filha de uma escrava e de um feitor português. Nascida numa fazenda de café, Isaura após a morte da mãe, passa a viver com a senhora da casa, que lhe da uma excelente educação. Quando a velha senhora morre Leôncio toma posse da fazenda e se casa com Malvina.
Leôncio tenta seduzir Isaura, só que seu cunhado conta tudo para sua irmã. Malvina queria que ele vende-se ou liberta-se Isaura. Nisso o pai de Isaura chegou com a quantia absurda que Leôncio tinha pedido por Isaura. Nesse mesmo dia vem uma carta que o pai de Leôncio tinha morrido, com essa desculpa Leôncio não vendeu a escrava e pos ela na senzala.
Miguel não gostou disso e seqüestrou Isaura e eles fugiram para o Recife. No Recife conheceu Álvaro. Um dia Álvaro convidou Isaura para ir num baile e eles se apaixonaram. Só que no baile tinha um caçador de escravos e viu Isaura e queria A levar para Leôncio, Álvaro não deixou. Leôncio sabendo que Isaura estava no Recife foi buscar pessoalmente.
Leôncio propôs Isaura para casar com o jardineiro para se libertada, no dia do casamento chegou Álvaro na casa de Leôncio com um maço de papéis na mão, dizendo que as dívidas de Leôncio tinham ultrapassado o seu capital e sua fazenda ia ser entregue aos seus credores sendo Álvoro o principal. Leôncio não gostou muito de perder tudo ele entrou para dentro de casa e se deu um tiro na cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário