quinta-feira, 2 de setembro de 2010

301 HENRIQUE

Vidas Secas
Graciliano Ramos
Uma obra também do período regionalista da literatura, só que narra paisagens do nordeste brasileiro. Em meio a paisagem seca e árida, como todos conhecemos, vivia uma família que sofria os mesmos anseios que podemos imaginar que sentem os que hoje lá, ainda, vivem. Portanto além de um clássico da literatura é também um livro que faz uma crítica social, para quem quiser perceber e realmente sinta o que o autor quis transmitir.


Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Antônio de Almeida
É um livro que mescla humor e ironia como poucos, o autor faz um relato muito feliz do povo e das figuras populares. Procurou mostrar o povo como o povo era e continua a ser em seu dia-a-dia. Mesmo fazendo tons tanto de ironia quanto de humor, soube fazê-los mantendo os costumes vigentes da época. Um livro que vale a pena ler.



O gaúcho
José de Alencar
Um livro que desde o nome já se conhece que é da época regionalista da literatura, e o autor qescreve os pampas gaúchos com grande fartura de detalhes, em comparação muitas vezes com maior riqueza que os autores do Rio Grande. Em meio à descrições muito felizes acontece uma paixão que acba não como todo mundo quer que acabem, mas a história realmente é muito bonita e atrativa para o leitor, ainda mais para um gaúcho, quvê sua terra por um ângulo que muitas vezes imagina não existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário