sábado, 11 de dezembro de 2010

302- Estela

O Amor é um pássaro vermelho: Lucília Junqueira de Almeida Prado


O livro conta a historia de Tadashi, segundo filho de seu Tanaka, era de família pobre, e um dia ele recebeu o convite do casal Nakamura para ir ao Brasil a procura do seu filho, pois tinha uma lei onde dizia que idosos não poderiam viajar sem filhos. O casal Nakamura veio para o Brasil a procura do seu filho que já fazia alguns meses que não dava notícias, encontraram muita dificuldade para encontra o rapaz, chegaram a pedir ajuda a umas quantas pessoas. E quando descobriram seu filho havia ido morar junto com seu sogro, o seu Nakamura teve uma grande surpresa e acabou tendo um enfarte e faleceu, deixando sua esposa e seu filho adotivo. Tadashi enfrentou muita dificuldade, foi trabalhar num sitio, e um dia ele chegou em casa a sua mãe estava caída no chão morta, ela havia deixado uma caixa de ferramentas e uma carta para que Tadashi entrega-se a seu filho, Tadashi pegou as coisas e foi a procura de seu irmão, viajou ate a cidade onde ele estava e acabou conhecendo uma mulher na viajem onde se apaixonaram um pelo outro, mas logo depois de algumas horas de viajem a mulher chegou no seu destino e teve que desembarcar, e os dois só foram se ver novamente depois de um certo tempo, e um belo dia ao entrar em casa para a comemoração de seu aniversário de vinte anos, lá estava ela. Desde então suas vidas se encontraram, enfrentaram as diferenças culturais, a reprovação de suas famílias para viverem esse amor , como um Pássaro Vermelho.



Vidas Secas:
O livro relata a paisagem do sertão nordestino, contando a historia de quatro pessoas que saem a procura de um lugar e comida para sobreviverem, e ao chegarem em uma fazenda, de tal forma abandonada, surge a intenção de se instalar por ali mesmo, porém à fazenda tinha um dono que ao avistar que Fabiano havia se instalado nela. Fabiano e sua família ficaram por lá mesmo, mas sobre as ordens do patrão, em certo dia, Fabiano vai a feira, vendo os preços altíssimos desejou ir beber um pouco num bar próximo. Um soldado que por ali estava, convida Fabiano para um jogo de cartas, ambos perdem e o soldado se irrita com Fabiano, pisando em seu pé, xingando. Fabiano se revolta e termina por xingar a mãe do soldado, onde foi preso.


O Cortiço: Aluísio de Azevedo:
Conta a história de um homem trabalhador que se chamava João, ele era muito ambicioso e passou a vida a trabalhar e guardar todo dinheiro que recebia. João casou-se com uma negra chamada Bertoleza. João tinha o plano de construir um cortiço, que deu certo, comprou terrenos e construiu um cortiço aumentou sua venda a fim de receber mais lucros. O cortiço aumentou a cada dia, muitas pessoas moravam, lá aviam uma mulata chamada Rita, Jerônimo e Piedade, uma velha louca e muitos outros. No decorrer dos tempo houve muitas mudanças, certo dia apareceu um vizinho ao lado do cortiço chamado Miranda, que disputava palmos de terra com João, mas que se tornou amigo de João que estava de olho em Zulmira, filha de Miranda. Para poder casar-se com Zulmira João tinha que se livrar da negra Bertoleza que trabalha e presenciava fatos do cortiço. Certo dia houve uma briga do cortiço de João com outro cortiço chamado cabeça de gato, alguns morreram e outros ficaram feridos. Como o cortiço estava no seguro foi reconstruído, era moderno e bonito onde começava a possuir pessoas de classes mais altas. João para livrar-se de Bertoleza, convocou os verdadeiros donos dela, mas ela não querendo ir acabou se matando.João continuou ambicioso com seu cortiço e sua vida mesquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário