A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO DÁGUA – Jorge Amado
Aos 50 anos de idade, o irrepreensível cidadão Joaquim Soares da Cunha - funcionário público exemplar, bom pai e bom esposo - resolve dar um murro na mesa. Chutar pra cima as velhas regras, princípios e condutas. Deixa ele, então, casa e família e se muda para uma pocilga no Tabuão, a fim de cair na farra e na gandaia, transformando-se em Quincas Berro Dágua, cachaceiro supremo, jogador imbatível, mimo das mulatas, rei dos vagabundos da Bahia. Um belo dia, Quincas é achado morto em seu quarto. Avisada, a família entra em campo para reconverter Quincas em Joaquim, dando-lhe enterro decente e, quem sabe, conseguindo apagar da memória os anos de sua maluquice. Mas o plano se frustra. Velhos amigos de Quincas acabam ministrando cachaça ao finado. É o suficiente para que Quincas se levante e saia com eles para a grande esbórnia final. Acabam colhidos por um temporal, no meio do mar. Quincas se ergue e, entre relâmpagos, se atira do barco, para ter o enterro que sempre quis - no meio das águas.
SETE GRITOS DE TERROR – Edson Gabriel Garcia
Sete histórias de terror, de medo e de espanto... Noites escuras, tragédias, vinganças do além, sepulturas profanadas, medo da morte do inexplicável. Eis o cenário dos sete contos que compõem este livro. O autor nos conta, em grande estilo, suas histórias de suspense, medo e terror, ao mesmo tempo em que ronda as profundezas da alma humana. Um livro pra fazer arrepiar e alimentar a imaginação. Os contos são fantásticos, sobretudo "O Jardim de inverno do Barão", que tem o tom dramático e cru dos bons mestres do terror. Os demais contos são mais amenos, todos porém com um toque de terror, puro e simples.
NOITE DA TAVERNA – Álvares de Azevedo
A narrativa é composta de sete quadros intitulados: "Uma noite do século", "Solfieri", "Bertram", "Gennaro", "Claudius Hermann", "Johann" e "Último beijo de amor". O enredo se passa com um grupo de jovens numa taverna. Reunidos, eles contam histórias por assuntos diversos, mas com um elo comum: todas são trágicas, impregnadas de vícios, de crimes hediondos que vão de assassinatos a incestos, de infanticídios e fratricídios. Todos os casos são repassados de amor pervertido, cujos pares se envolvem em relações delirantes, absurdas e pouco reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário