quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Joice 101

Autor: Aluísio de Azevedo
Livro: O Cortiço

Conta a hitória de um homem trabalhador que se chamava João, ele era muito ambicioso e passou a vida a trabalhar e guardar todo dinheiro que recebia. João casou-se com uma negra chamada Bertoleza.
João tinha o plano de construir um cortiço, que deu certo, comprou terrenos a mais e constroiu um cortiço aumentou sua venda a fim de receber mais lucros.
O cortiço aumentou a cada dia, muitas pessoas moravam, lá aviam uma mulata chamada Rita, Jeronimo e Piedade, uma velha louca e muitos outros. No decorrer dos tempos muitas coisas mudavam no cortiço, uns traiam uns aos outros, outros se deixavam, brigavam por uma mulher e assim por diante.
Certo dia apareceu um vizinho ao lado do cortiço chamado Miranda, que disputava palmos de terra com João Porão, mas que se tornou amigo de João que estava de olho em Zulmira, filha de Miranda. Para poder casar-se com Zulmira João tinha que se livrar da negra Bertoleza que trabalha e presenciava fatos do cortiço.
Certo dia ouve uma briga do cortiço de João com outro cortiço chamado cabeça-de-gato e foi onde pegou fogo no cortiço de joão, alguns morreram e outros ficaram feridos. Como o cortiço estava no seguro foi reconstruido, era moderno e bonito onde começava a possuir pessoas de classes mais altas.
João para livrar-se de Bertoleza, convocou os verdadeiros donos dela, mas ela não querendo ir ser mais escrava do que era matou-se com uma faca.
João continuou ambicioso com seu cortiço e sua vida mesquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário