sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

101 ANA

                    Ana Terra
                                         Erico Verrissimo
 
     No século18, a família terra pai mãe e filhos vivem em uma estância no interior gaúcho.Aquele lugar era muito sofrido pois tinham que trabalhar para tirar o seus sustentos.
    Como de costume Ana Terra a mais nova dos filhos de Maneco e de Henriqueta, foi lavar roupa na sanga como costume, e avistou um homem .Com muito medo se aproximaou e viu que homem estava ferido
    Muito espantada Ana correu para casa e chamou seus pais, seus irmãos Horácio e Antônio que foram até a sanga.Eles pegaram o homem e levaram para casa e cuidaram de seus ferimentos.Quando o homem acordou Manuel perguntou seu nome.Ele respondeu:
   _ Meu nome  é Pedro missioneiro, sou filho de uma índia com um branco.
   Ana sentia raiva de Pedro mas não sabia porque.Mas o tempo foi passando e Ana começou a se aproximar de Pedro e a gostar dele.Mas ela não resistiu e foi até a sanga onde Pedro estava, ele chegou perto dela e não resistiu e começaram a se encontra.

  Até que um dia Ana contou a sua mãe que estava gravida e seu pai escutou a conversa e mandou matar Pedro.Depois disso ela ficou muito tempo sem falar com seu pai.Certo dia os castelhanos envadiram suas terras e destruiram tudo, mataram Maneco e seu filho.
  Com isso eles foram embora para a cidade de Santa Fé seu filho já estava com 20 anos e enfrentando muitas guerras, casou e teve dois filho.Um deles viu sua vô dizer "Noite de vento, noite de mortos" pois Ana tem pavor de inverno.             

Um comentário:

  1. A VELHINHA DE TAUBATÉ

    Luis Fernando Veríssimo

    O livro possui crônicas e contos de vários gêneros, o ponto alto do livro é quando o autor resgata as histórias do "Analista de Bagé", personagem consagrado nas crônicas de Luis Fernando Veríssimo. O Analista de Bagé é um sujeito que todos conhecem, um dia ele teve que analisar-se, ele não aguentou ficar fazendo análise de si próprio e resolveu parar com a análise, o livro é interessante pois tem contos inteligentes e engraçados.

    ResponderExcluir